SINPROJA presente no IV Encontro Pedagógico Latino-Americano

Com o slogan “Democracia e resistência: educação pública em luta”, acontecerá o IV Encontro Pedagógico Latino-Americano: Programa e Experiências Pedagógicas, entre os dias 15 e 17 de novembro, no Centro de Convenções do Actuall Hotel, em Belo Horizonte (MG). A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) participará com uma delegação que representa seus 50 sindicatos afiliados, entre eles o SINPROJA. O evento contará com a presença de representantes de 18 países da América Latina. Pela programação que antecede o Encontro Pedagógico, as diretoras do Sinproja, Geiza Brasil, Neide Silveira e Eugênia Lemos, participaram nesta segunda-feira (13) do Encontro da Rede Mulheres, que segue até esta terça (14).

Os participantes analisarão o contexto atual de educação pública e definirão rotas para a sua defesa. O panorama da privatização e da mercantilização da educação; políticas neoliberais; gestão democrática e participação social; novas tendências educacionais e direitos trabalhistas são alguns dos temas abordados nos debates. Além disso, haverá manifestações e exposições sobre experiências pedagógicas alternativas bem-sucedidas.

Ladislau Dowbor, economista e professor titular de pós-graduação da PUC-SP; Nilma Lino, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; Gustavo Fichman, professor titular no Mary Lou Fulton Teacher’s College da Arizona State University, nos EUA; Dalila Andrade, professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; Angelo Gavrielatos, diretor mundial da campanha contra a Privatização e Comércio Educativo da Internacional da Educação; Roberto Aguilar, Ministro da Educação do Estado Plurinacional da Bolívia; Axel Kicillof, Deputado Federal da República da Argentina, e Luiz Fernando Dourado, professor da faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, são alguns dos palestrantes confirmados.